quarta-feira, 24 de agosto de 2016

A sincronicidade de Dennis, o Pimentinha


Em 12 de março de 1951, Hank Ketcham publicou o seu primeiro quadrinho de Dennis, o Pimentinha, um verdadeiro clássico que fez um tremendo sucesso, em mais de 1.000 jornais.

 Onde fica estranho

Apenas algumas horas antes de Ketcham e seu Dennis the Menace terem sido publicado em seu país, no lado oposto do Atlântico, edição n º 452 da história em quadrinhos britânica The Beano havia chegado às bancas. Nesta edição dos quadrinhos houve uma notável  primeira aparição do que veio a se tornar a criação mais famosa do cartunista David Law: Dennis the Menace.

Onde fica ainda mais estranho

 Seus quadrinhos tinham exatamente o mesmo nome, seus protagonistas o mesmo comportamento e por algum motivo bizarro, foram publicadas exatamente no mesmo dia exato . Isso significa que o cara no Reino Unido apenas arrancou o seu homólogo norte-americano, certo? Ou vice-versa?

Não! Incrivelmente não havia como qualquer um dos dois saberem do trabalho do outro, simplesmente porque ambos os quadrinhos haviam sido confeccionados dois dias antes e tal como o próprio surgimento da idéia de criá-los e, lembrando, naquela época não havia INTERNET. Nada havia sido arquivado antes disso, por algum motivo estranho, ambos os criadores pensaram na mesma coisa, no mesmo momento. Parece que foi apenas uma ENORME coincidência, ou como Carl Jung teria chamado, sincronicidade – ou como os místicos teriam chamado Teoria da Imaginação Gravitacional. 

Mais impressionante ainda é que à inspiração para os dois personagens não tinham nada em comum. Hank Ketcham assumiu que Dennis foi baseado em seu próprio filho e já o Dennis de David Law era para ser um reboot arenoso de Calvin.

Hank Ketcham e David Law decidiram continuar amigavelmente seus trabalhos separados, e ambos os personagens acabaram se tornando imensamente populares, com seus respectivos públicos. Houve uma intriga, no entanto, quando o filme do Dennis americano foi apresentado no Reino Unido, pois a maioria das pessoas acreditavam que o Dennis americano era uma cópia barata do Dennis inglês…. mas por incrível que pareça, ninguém copiou e isso fez muitos céticos pimentinhas suarem frio e pedirem socorro ao tio Edward Witten para tentar salvá-los dessa impossibilidade.


FONTE: ahduvido


Nenhum comentário:

Postar um comentário