domingo, 28 de julho de 2024

lugares mal assombrados - A historia do suposto ônibus mal assombrado da Aviação Itapemirin

A Viação Itapemirim S/A ou ITA , foi uma gigante brasileira no ramo de transporte rodoviário de passageiros, sendo a maior empresa do Brasil nessa área e também da América Latina. A Instituição foi fundada em 4 de julho 1953, em Cachoeiro de Itapemirim, no Espirito Santo por Camilo  Cola e encerrou suas atividades em 21 de setembro de 2022, quando sua sede já situava-se na Cidade de São Paulo SP. 

Vamos aos fatos.  

 Era sexta feira, 20 de fevereiro de 2004, véspera de carnaval, O motorista era Paulo Lima Monteiro de 40 anos, quando ônibus Mercedes Bens, monobloco O - 400 RSD Prefixo 40259 fabricado em 1995 da conhecida Empresa Itapemirim, partia de Fortaleza - CE, para Salvador - BA. Infelizmente por causas desconhecida, por volta das 4:30hs na BR-116, no KM 449, o veiculo veio a cair no açude Cipó na região de Barro no Ceara, levando a óbito todos os seus quarenta e dois passageiros. 

Ônibus 40259

Segundo bombeiros que participaram do resgate dos corpos, a sena dentro do veículo era terrível, haviam passageiros presos, outros abraçados e o teto apresentava marcas de batidas, provavelmente por pessoas confundindo com as laterais na tentativa de se salvarem. A represa onde o ônibus caiu, era um reservatório de abastecimento que devido as chuvas, apresentava 9 metros de profundidade

Após a pericia  da policia, o veículo foi devolvido a empresa, que optou por aproveitar o seu chassi em um outro carro. OBS: Chassis é a parte que envolve a base e motor de um veiculo.  dessa forma, um ano depois o chassis foi levado para a Marcopolo (empresa gigante no ramo de fabricação carrocerias de ônibus). 

O novo ônibus então passa a ser um modelo Paradiso G6 1200, ganhando o prefixo 5813. Um numero um tanto místico, já que para muitos o 13 é o numero do azar e além disso 58  5 + 8 = 13.


Ônibus 5813

As historias de assombrações:

O ônibus partia do Rio de Janeiro para Fortaleza, com parada para almoço e linda paisagens contemplando o pacato restante de tarde. A noite se aproximou após vários quilômetros percorridos e uma nova parada era feita para o jantar dos ocupantes do ônibus,  quando algo muito esquisito aconteceu, durante essa parada, o Carro 5813 ligou sozinho sem Haver ninguém em seu comando.

Este fato foi o primeiro de outros que estavam por vir, já nas altas horas da noite, passageiros começaram a ouvir gritos de socorro e batidas no interior do veículo, lembrando que esta era apenas a primeira viagem depois do acidente.

Nos dia atuais o ônibus  encontra se estacionado em uma das garagens da Empresa Itapemirim, sento que em 2020 teria ido para leilão, mas não houve arremate.

Segundo algumas teorias, alguns espíritos poderiam se prender a objetos que poderiam impedir sua passagens para outra dimensão, sendo assim o objeto em questão seria o antigo chassis do ônibus.

Veja também: 

Lugares mal assombrados - O ônibus Greyhound assombrado

lugares mal assombrados - Viaduto das Almas em Minas Gerais


sábado, 13 de julho de 2024

Lugares mal assombrados - O Presídio do Ahú

 O Presídio do Ahú é um antigo presídio no centro de Curitiba, no Paraná.

O presídio foi construído no século XIX e, segundo a lenda, é assombrado pelos fantasmas dos presos que foram assassinados ou executados lá.

O presídio foi inaugurado em 1880 e foi utilizado até 2006. Durante esse período, o presídio foi palco de muitas tragédias, incluindo assassinatos, execuções e rebeliões.


Os relatos de assombrações no presídio são variados. Algumas pessoas dizem ter visto aparições de fantasmas, enquanto outras dizem ter ouvido ruídos estranhos, como batidas nas paredes ou passos. Há até quem diga ter sentido um cheiro de flores ou velas.

Um dos relatos de assombração mais famosos do presídio é o de uma mulher vestida de branco. A mulher é frequentemente vista caminhando pelos corredores do presídio, e dizem que ela é o fantasma de uma mulher que foi assassinada pelo marido lá.

Outro relato comum é o de um homem que é visto sentado na cela 13. O homem é frequentemente descrito como um homem alto e magro, com cabelos longos e pretos. Diz-se que ele é o fantasma de um prisioneiro que foi executado na cela 13.

Outra história local é  a do fantasma de um palhaço, dizem que este só assombrava presos que cometeram crimes de estupro e violência contra mulheres. O que chama atenção nessa história é que na década de 1970, um homem foi levado a essa penitenciária porque se vestia com roupas de circo e atacava mulheres com uma serra elétrica. O detendo ficou preso por lá até a morte. 

Restaurado, hoje o espaço é o Centro Judiciário de Curitiba.

Endereço do local: Avenida Anita Garibaldi, 750 – Cabral

Fontes: melhoresdestinos e areaproibida