O Viaduto das Almas recebeu esse nome devido ao ribeirão que passa sob ele, mas tarde seria rebatizado com o nome de Viaduto Vila Rica, a estrutura situa se na BR-040 acerca de 60 km de BH, ele atravessa o córrego das almas entre os municípios mineiros de Itabirito e Ouro Preto.
A estrutura em curva mede 262 m de extensão, 8,5 m de largura e 30 m de altura, o viaduto já nasceu obsoleto, isso devido a sua engenharia que contemplava uma construção de pista estreita e em curva.
Foi inaugurado por Juscelino Kubitschek em 1957 e foi desativado em 2010, devido a construção de outro viaduto chamado Marcio Rosa Martins a 2 km antes da antiga e perigosa ponte.
Durante seu funcionamento ocorreram mais de 200 mortes no local.
Uma das primeiras ocorreu em 20 de julho de 1958, quando uma carreta atingiu a caminhonete do fazendeiro Jose Alves de Resende, o motorista da carreta fugiu do local.
Dentre os acidentes mais famosos devemos destacar
Viação Cometa em 13 de setembro de 1967: o itinerário era o Rio de Janeiro destino BH com 18 pessoas a bordo, houveram 14 mortos e 4 feridos gravemente. Esse acidente chamou a atenção porque entre as vitimas fatais, encontrava se a atriz e apresentadora Zelia Marinho da extinta TV Itacolomi.
Viação Cometa em 02 de agosto 1969: o itinerário era também Rio BH, desta vez o coletivo saiu com 35 pessoas a bordo, uma ultrapassagem proibida por parte de um automóvel fez ´com que o motorista perdesse o controle do coletivo vindo a cair do viaduto, provocando a morte de 30 pessoas e ferindo 5 gravemente, entre as vitimas estavam os irmãos e apresentadores Claudiné e Marcio da TV Itacolomi, que apresentavam o programa Brasa Quatro que apresentava cantores da Jovem Guarda, infelizmente Márcio não resistiu. Nesse acidente houve dificuldade para as equipes de resgate e também para o reconhecimento das vitimas, isso devido ao estado de mutilação dos corpos.
As historias sobrenaturais:
- Em meados dos anos da década de 1960, era madrugada quando um motorista avistou uma mulher de aparência pálida através dos faróis de seu carro, a mulher estava muito nervosa e gesticulava para que o motorista parasse, ele então para e a mulher se aproxima da janela do passageiro. A mulher conta com desespero que acabara de cair um carro no viaduto e que havia uma criança dentro, o motorista resolve descer a vegetação e logo avista o carro no meio da escuridão, ele chega ao lado da janela do motorista, mas não encontra a criança, avistando apenas uma mulher que infelizmente já estava morta, para seu espanto era a mesma mulher que pediu socorro lá em cima na estrada. O mais sinistro foi que ao olhar para cima da encosta, a mesma mulher estava lá (seria o espirito?).
- Passageiros da Viação Cometa; uma situação acontecida em um fim de tarde 2 anos após o acidente de 1969, um homem voltava de uma pescaria e resolveu passar a pé pelo viaduto, quando resolveu parar e olhar para baixo, foi dai que veio a surpresa megaassustadora, não havia nada lá, só havia vegetação e o córrego das almas que corre sob o elevado, mas o pescador ouvia gritos de desespero e pedidos de socorro, além de crianças chorando, e... acreditem, ele também ouvia um barulho de motor a diesel, tudo isso vindo de baixo do viaduto
- Outro relato megaassustador veio da proprietária do restaurante que ficava próximo ao viaduto. Celia Maria da Silva relatou que alguns caminhoneiros que frequentavam seu restaurante contavam que deram carona para uma mulher bonita na BR 040, essa mulher usava vestes brancas e simplesmente desaparecia dos caminhões quando passavam pelo viaduto. Acreditavam que essa mulher seria um fantasma de uma pessoa que teria perdido a vida em um acidente no Viaduto das Almas .
- Reza lenda que andarilhos tentaram se alojar debaixo do viaduto das almas, mas, devido as tais vozes do além, ficaram em pânico e foram embora.
O viaduto voltou a ser manchete na mídia quando em 2011, uma mulher foi capturada pela policia, acusada de participar de uma quadrilha internacional que matava crianças para retirada de órgãos. Segundo ela, as crianças eram assassinadas e os corpos descartados de cima do viaduto. Equipes de resgates foram ate o local, mas , apenas restos de roupas foram encontrados, fato que leva a hipótese de que os corpos teriam sido devorados por animais.
Hoje em dia o viaduto encontra-se em estado de abandono e é usado por socorristas em treinamento, mas com uma paisagem muito bonita típica do estado de Minas Gerais.
Fontes:
youtube.com/canal vim te mostrar
As mortes relatadas aqui, foram somente algumas das mais de 200 que ocorreram no local, que causaram a dor de centenas de pessoas que perderam sus entes queridos.